Review – PS5 | Granblue Fantasy Versus: Rising

Durante o ano de 2020 a Arc System Works e a Cygames se uniram para criar um jogo mobile de luta com formato gacha, então surgiu Granblue Fantasy. Sendo uma unificação do estilo de luta e trazendo vários aspectos dos melhores títulos, Granblue Fantasy Versus tinha uma ampla movimentação para seus personagens e toda aquela característica intensa e meio exagerada dos jogos de luta baseado em animes, como Under Night, porém de uma forma reduzida e mais concentrada, trazendo seu ponto alto em sua jogabilidade moderna e controles precisos.

Infelizmente Granblue Fantasy Versus não contava com um netcode para seu modo online, onde atrapalhou muito a experiência dos jogadores. Além disso, o jogo foi lançado no início do COVID-19 e, meses após o lançamento, o mundo entrou em um estado de calamidade que afetou tudo e todos.

Felizmente a Cygames não desistiu do projeto e temos a revitalização que o jogo precisava em Granblue Fantasy Versus: Rising, onde tivemos grandes melhorias em seus modos de jogos, mas principalmente, em seus modos onlines. O atual título além de ser um grande jogo, serve como introdução para o futuro título Granblue Fantasy Versus: Relink.

Você confere agora nosso review completo, onde pudemos cobrir um dos melhores jogos de luta de 2023!

image-5-1024x576 Review - PS5 | Granblue Fantasy Versus: Rising

Uma narrativa de fundo apenas

Trazendo grande fluidez e velocidade para seu combate, além de uma grande melhoria em seu modo online, a Cygames finalmente faz com que todos esqueçam os problemas que o jogo teve em 2020, lançando sua versão definitiva agora em 2023. Contando não só com melhorias em sua jogabilidade, netcode e modos de jogo, o elenco do jogo trouxe inúmeros personagens, contando com uma grande variedade de estilos de luta.

Temos um modo campanha em seu clássico modo RPG, onde seguimos uma sequência de combates Beat’em up misturados com alguns diálogos que aprofundam a lore de Granblue. Também vale destacar o confronto contra chefes especiais que ocorrem durante todo o modo, trazendo combates intensos e divertidos.  Durante esse modo campanha temos todo o conteúdo do primeiro jogo, mas também foram acrescentados eventos inéditos com novos personagens.

image-9-1024x536 Review - PS5 | Granblue Fantasy Versus: Rising

Mecânicas que funcionam

Contando com um elenco bem escasso no título original, finalmente o jogo recebeu o tratamento que merecia em todos os sentidos né? Além de adicionar muitos lutadores, também tivemos o acréscimo de quatro novos personagens: Anila, Siegfried, Nier e Grimnir. Além disso a Cygames trabalha para adicionar ainda mais lutadores em em 2024, em fevereiro teremos o a adição da 2B de Nier, por exemplo.

Novas mecânicas foram adicionadas, como as Ultimate Skills, versões mais poderosas dos especiais, enriquecendo a jogabilidade. Agora também temos a possibilidade de quebrar a defesa dos oponentes com um grande investida chamada de Raging Strike. Se preparado, use toda a barra de especial no Brave Counter para bloquear o Raging Strike e lançar seu adversário para longe.

Contando com um dos sistema de combos mais “acolhedores” para novos jogadores, aqui você pode realizá-los pressionando o mesmo botão três vezes seguidas, claro que são combos simples e de fácil defesa, principalmente se estiver jogando no modo online. Você também pode realizar combos mais complexos através do aprendizado de cada personagem, algo que se tornará fundamental caso queira jogar o modo online.

Mecânicas como Brave Counter, Rage Strike e Rage Chain aceleram o ritmo do jogo, proporcionando aos jogadores mais opções táticas. O Brave Counter oferece uma opção defensiva, enquanto o Rage Strike e Rage Chain permitem combos poderosos e reviravoltas emocionantes nas partidas

image-10-1024x576 Review - PS5 | Granblue Fantasy Versus: Rising

Vários modos de jogo

Granblue Fantasy Versus: Rising atende a uma variedade de jogadores, desde novatos até veteranos. O Modo de Treinamento fornece um ambiente robusto para aprender os fundamentos e aprimorar habilidades, enquanto os jogadores experientes podem explorar mecânicas avançadas.

A inclusão de Grand Bruise Legends, estilo Fall Guys, adiciona diversão e acessibilidade, tornando o jogo mais atraente para todos os públicos. Durante esse modo, os jogadores utilizaram seus avatares para disputar vários mini jogos. O acréscimo desse modo de jogo, traz uma vida muito maior a Granblue Fantasy Versus: Rising, onde abrange a série para um público diferente.

Claro que temos o modo arcade que é o clássico modo de todos jogos de luta, onde enfrentamos diversos oponentes da CPU em sequências sob certas condições. Além de ser um modo mais dinâmico, cada personagem possui um final único nesse modo, servindo também para expandir a história de cada um deles.

E por último e mais importante temos o modo online né? O maior e melhor modo de qualquer jogo de luta é onde você passará a maior parte do seu tempo e onde a ação realmente acontece. Com grandes melhorias, como novos personagens e um netcode aprimorado, o modo online de Granblue agora entrega tudo o que os jogadores esperam.

Você enfrentará grandes jogadores em partidas simples ou ranqueadas, o que o forçará a aprimorar e dominar alguns personagens. Assim, você poderá subir no ranking ou se divertir ainda mais com combos insanos que podem ser realizados.

image-11 Review - PS5 | Granblue Fantasy Versus: Rising

Visualmente um deleite

Granblue Fantasy Versus: Rising mostra toda a habilidade da Arc System em trazer combates com partículas e uma iluminação que destaca ainda mais os golpes. A empresa já é conhecida pelo grande trabalho que fez em Dragon Ball FighterZ e aqui ela não ficou para trás.

Além do visual em combate, vale ressaltar o design único de cada personagem que trazem um visual artístico que se encaixa perfeitamente com a premissa do jogo, se encaixando perfeitamente com os cenários. Cenários esses que são tão bem trabalhados e detalhados que tornam a experiência ainda melhor, não trazendo visuais poluídos e enjoativos. Do ponto de vista artístico, não podemos citar nada de ruim, é uma verdadeira obra de arte.

Além disso o jogo conta com as cenas no inicio de cada luta, onde os lutadores trocam diálogos, contando com uma variedade de cenas iniciais. Além disso, temos o ápice de toda vitória, as famosas poses após vencer o combate, sendo elas bem elaboradas e únicas para cada personagem.

Veredito Final

Pros
  • Jogabilidade fluida e precisa
  • Netcode aprimorado para o modo online
  • Variedade de modos de jogo
  • Elenco ampliado com novos personagens
  • Visual e design impressionantes
Contras
  • Curva de aprendizado alta para mecânicas avançadas
  • Modo história superficial

Granblue Fantasy Versus: Rising

Publisher: Cygames, Inc.
Console: Playstation 5

História
45%
Modos de Jogo
85%
Jogabilidade
95%
Gráficos
85%
Desempenho
90%

Veredito

Granblue Fantasy Versus: Rising é uma revitalização bem-sucedida que corrige muitos dos problemas do título original, principalmente em seu modo online, e oferece uma experiência rica e diversificada para os fãs de jogos de luta. Com sua jogabilidade refinada, elenco ampliado, e visuais impressionantes, ele se estabelece como um dos melhores jogos de luta de 2023. Embora não seja perfeito, especialmente em termos de narrativa, é uma obra que se destaca no gênero e satisfaz tanto novatos quanto veteranos.

80%
Avatar de George Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *