Freedom Wars Remastered é uma das gratas surpresas que foram anunciadas em 2024, visto que a franquia estava esquecida no PS Vita desde 2014. Com a Sony licenciando a franquia para que a Bandai Namco pudesse revive-la, uma nova porta se abriu, visto que esse remaster pode ser o primeiro título de outros que podem vir. Com essa revitalização, a Bandai Namco pretende introduzir a franquia a novos jogadores, mas também reacendendo a chama dos veteranos.

Prepare-se para ler esse review enquanto tenta diminuir sua sentença.

Preparado para passar séculos em uma prisão?

Freedom Wars: Remastered não altera em nada a história do jogo original que se passa um futuro distópico no ano de 102013, onde a humanidade está colapsando e os recursos são extremamente escassos. Grandes prisões chamadas Panópticos dividem completamente o mundo, onde uma força militar controla a população. O jogador interpreta um “Pecador” que, após sofrer amnésia, é condenado a cumprir um milhão de anos na prisão devido a um grande acidente. Para reduzir a sua pena, é necessário ir para a linha de frente, onde iremos enfrentar diversas missões para derrotar Abdutores, robôs gigantes que sequestram cidadãos.

Grandes prisões chamadas Panópticos dividem completamente o mundo, onde uma força militar Chamam de pecadores todos os condenados à prisão, incluindo o protagonista. Com essa alcunha e uma longa sentença a cumprir, eles não têm outra opção além de lutar para reduzir sua sentença ao máximo… ou morrer tentando. Ironicamente, chamam as missões de “Operação de Contribuição Voluntária”. a população. O jogador interpreta um “Pecador” que, após sofrer amnésia, é condenado a cumprir um milhão de anos na prisão devido a um grande acidente. Os Pecadores não possuem qualquer tipo de liberdade, não podem realizar qualquer ação sem permissão, até mesmo para dormir ou conversar com outras pessoas. A única chance de conseguir pequenos direitos, é realizando as tarefas para a comunidade e avançar seu status social.

Com uma narrativa bem elaborada, o jogo entrega uma trama de fundo simples e mantém todo seu foco em uma jogabilidade dinâmica e repleta de personalização.

Dinâmico e envolvente

Freedom Wars: Remastered mantém toda a jogabilidade do jogo original com algumas melhorias para revitalização e modernização do jogo. O jogo combina elementos de RPG com ação em terceira pessoa, visando um combate intuitivo e fluido, com muita personalização em seus equipamentos. O personagem principal usa uma arma branca e uma arma de fogo. Ele também conta com itens como medicinas para cura e granadas explosivas. O destaque é a arma única chamada “Espinhos”. Essa ferramenta permite escalar paredes, capturar inimigos e realizar combos aéreos. Além disso, ela também possui ataques carregados que facilitam quebrar partes dos inimigos.

Além disso, durante o combate podemos quebrar partes dos inimigos, deixando suas fraquezas expostas para dar mais dano nos mesmo. Esse sistema se assemelha bastante ao de Monster Hunter e suas caçadas, transformando o jogo em um grande aprendizado sobre onde focar os ataques e como aproveitar as brechas. Os jogadores podem coletar as partes quebradas para criar itens ou reduzir sua sentença.

O jogo possui um grande foco em jogar equipe, visto que você pode partir para as missões sozinho e com vários personagens controlados por IA te ajudando. Porém, é possível jogar com até quatro jogadores de forma online, o que aumenta em muito a diversão e estratégia do jogo, tornando a experiência mais imersiva. Junto com sua equipe, você parte em missões para derrotar Abdutores, salvar cidadãos e principalmente coletar itens e equipamentos para criar novas armas, mas também para trocar pela diminuição da sua sentença. O jogador também pode fazer missões secundárias para ajudar a comunidade desbloqueando itens para personalização e diminuição da sua sentença.

Tudo feito nas missões reflete em sua pena, você pode derrotar o Abdutor e diminuir poucos anos na sua sentença, mantendo os itens coletados para você poder criar equipamentos e acessórios. A versão remasterizada revitalizou completamente toda a personalização, tornando-a mais acessível para os jogadores e oferecendo uma ampla gama de opções de customização.

Um grande acerto!

Freedom Wars: Remastered é um trabalho bem feito de revitalização, visto que mantém todos os pontos do jogo original. Mantendo uma estética de animes, baseado na cultura orienta, o jogo apresenta personagens bem detalhados e característicos. Enquanto sua ambientação apresenta estruturas que refletem o colapso na humanidade sua decadência, mostrando a superlotação dos Panópticos. A ambientação mostra toda essa decadência com um tom de desesperança e desespero, refletindo bem a escassez de recursos, especialmente fora dos Panópticos.

Nosso personagem principal é totalmente personalizável, onde criamos ele no inicio do jogo. Mesmo após a criação inicial o jogo nos oferece diversas opções de personalização, além de itens para customizar nossa aparência e também da nossa robô assistente. Essa customização torna cada Pecador único a sua maneira, principalmente se jogar em equipe com seus amigos. Porém, o grande destaque vai para os Abdutores, sendo uma junção de partes mecânicas e elementos fantasiosos como tentáculos e algo parecido com um núcleo. Além disso, é sempre impressionantes ver suas partes quebrando durante o combate, tornando aquele momento do combate ainda mais satisfatório.

Agora vou destacar as melhorias que apenas a versão remasterizada tem! O jogo chega ao PS5 trazendo uma resolução 4K e 60 frames por segundo, com um desempenho perfeito durante toda a jornada. Além disso, a nova versão chega totalmente em português, imergindo ainda mais nos jogadores brasileiros a história e sistemas de personalização.

Carregando problemas do passado

Freedom Wars: Remastered infelizmente trás consigo problemas do passado que afetam em muito a experiência dos jogadores. Um dos primeiros problemas é a burocracia em seu sistema de progressão. Muitas vezes o jogo se torna confuso e nada amigável em seus menus e regras. Mesmo com a boa ideia de redução de pena, o jogo possui informações demais na tela, principalmente no gerenciamento de itens e criação de novas armas. Claro, isso é algo que você se acostuma, mas logo no inicio pode se sentir sobrecarregado com tantas informações aparecendo.

Além disso, o sistema de combate mesmo sendo fluido e divertido possui problemas com a câmera durante as batalhas. Em luta contra Abdutores, toda decisão é importante e pode te levar a morte, porém, a inconsistência ao travar a mira em uma parte do inimigo mais te atrapalha do que ajuda, comprometendo a sua agilidade e tirando o campo de visão do restante da batalha. Além disso, mesmo com a mira travada em uma parte do inimigo os golpes carregados não vão diretamente nele, você precisa ajustar sua câmera para que isso que aconteça, sendo bem frustrante .

Os jogadores podem se cansar da ambientação, que é bem feita, mas limitada e não apresenta grandes variações. O mesmo ocorre com as missões, sempre baseadas em derrotar monstros, coletar itens e salvar cidadãos. Caso o jogador não esteja acostumado com esse tipo de jogo, ele vai se cansar rapidamente dessa jornada.

Agradecimento a Bandai Namco que nos enviou o jogo para a produção do review!

Veredito Final

Pontos Positivos
  • Sistema para diminuir a sentença
  • Combate dinâmico
  • Personalização extensa
  • Revitalização gráfica e desempenho
  • Design dos personagens e Abdutores
  • Remasterização totalmente em português
Pontos Negativos
  • Problemas de câmera, principalmente em combates
  • Sistema de progressão pode ser confuso no inicio
  • Pode se tornar repetitivo para alguns jogadores
  • Excesso de informações nos menus

Freedom Wars: Remastered

Publisher: Bandai Namco
Console: Playstation 5

História
70%
Jogabilidade
80%
Extras
85%
Desempenho
95%
Audiovisual
85%

Veredito


83%

Freedom Wars: Remastered é uma revitalização bem-sucedida de uma franquia que muitos já consideravam esquecida. A jogabilidade dinâmica, a personalização profunda e a experiência cooperativa são aspectos que certamente vão agradar aos fãs de RPGs de ação. No entanto, a complexidade nos menus, os problemas de câmera e a repetitividade de algumas missões podem ser obstáculos para jogadores mais casuais. Se você é fã de jogos com foco em ação, personalização e batalhas estratégicas, este remaster vale a pena, mas é importante estar preparado para lidar com os problemas herdados do passado.

Avatar de George Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *