Ashly Burch, dubladora da Aloy, se pronunciou sobre o vídeo vazado online onde um protótipo de inteligência artificial da Sony, permitia que jogadores interagissem com uma versão digital da protagonista da franquia Horizon.
A atriz Ashly Burch, que dá voz à personagem, comentou sobre o ocorrido e demonstrou preocupação com o futuro da atuação nos jogos. Segundo ela, a desenvolvedora Guerrilla Games assegurou que o protótipo não representava um projeto oficial e que não utilizava sua voz ou captura de movimentos. No entanto, isso não diminuiu suas inquietações.
“Sinto-me preocupada com esta forma de arte,” declarou Burch. “E não preocupada com a Guerrilla especificamente, ou com Horizon, ou com minha performance ou minha carreira. Estou preocupada com a arte da atuação nos games.”
A atriz destacou que atores de voz estão lutando por proteções contra o uso não autorizado de IA, um dos principais pontos da greve da SAG-AFTRA. “Você tem que nos compensar de forma justa e tem que nos dizer como está usando esse duplo de IA,” pontuou Burch.
Ela também alertou para o perigo da tecnologia ser utilizada sem consentimento, prevendo um cenário preocupante: “Eu imagino um vídeo como esse surgindo, mas que realmente tenha a performance de alguém anexada a ele. Que tenha a voz, o rosto, o movimento de alguém. E a possibilidade de que, se perdermos essa luta, essa pessoa não tenha nenhum recurso. Nenhuma proteção. Nenhuma maneira de reagir.”
Além disso, outros atores já expressaram preocupações semelhantes. Roger Clark (Arthur Morgan, Red Dead Redemption 2) e Ned Luke (Michael de Santa, GTA 5) criticaram o uso de suas vozes em paródias e memes gerados por IA. Doug Cockle (Geralt, The Witcher) chegou a chamar a prática de roubo.
[Fonte: The Verge]