Clair Obscur: Expedition 33 é o próximo jogo do estúdio Sandfall Interactive e promete ser um dos grandes lançamentos de 2025. Durante uma sessão de previews que aconteceu nas últimas semanas, muitos jogadores reclamaram do jogo não possuir um mini mapa, tornando a experiência meio confusa.
No entanto, Francois Meurisse, COO da Sandfall, revelou que a empresa não adicionará essa funcionalidade ao jogo. Durante uma entrevista ao site Eurogamer na GDC 2025, ele explicou que o jogo contará apenas com uma bússola para orientação dos jogadores.
Meurisse justificou que a decisão foi tomando para ressaltar a importância da exploração e descoberta, elementos centrais na jogabilidade de Clair Obscur: Expedition 33. Para a equipe de desenvolvimento, a inclusão de um mini mapa prejudicaria a sensação de surpresa e curiosidade que o jogo pretende proporcionar. Além disso, com um mini mapa sempre visível, os jogadores seriam dependentes dele, ao invés de explorar o mundo ao seu redor.
No entanto, o jogo possui uma explicação narrativa para a falta de um mapa detalhado: todas as expedições anteriores falharam, e por isso, ninguém conseguiu voltar para compartilhar informações sobre o território. “O que adicionamos no mapa do mundo, que não estava na demo de pré-visualização, é apenas uma bússola, para que os jogadores possam encontrar o norte e se orientar com mais facilidade”, afirmou Meurisse.
Apesar dessa escolha, o jogo tem recebido boas críticas, destacando sua arte impecável, a profundidade dos personagens e o sistema de combate por turnos.
Clair Obscur: Expedition 33 será lançado no dia 24 de abril para PlayStation 5.
[Fonte: Eurogamer]