Grand Theft Auto, tradicionalmente associado aos Estados Unidos e suas cidades, quase tive um título ambientado no Japão. A revelação veio através de Obbe Vermeij, ex-funcionário da Rockstar North e diretor técnico de GTA III, Vice City, San Andreas e GTA IV.
Durante uma entrevista ao site GamesHub, Vermeij contou que a Rockstar considerou levar a série para fora dos Estados Unidos. Segundo ele, diversas cidades internacionais chegaram a ser discutidas internamente, incluindo Moscou, Istambul e até mesmo Rio de Janeiro. No entanto, Tóquio foi a que mais avançou no projeto.
“Houve desejos [de levar a série para fora dos EUA], mas é como falar de projetos alternativos na Rockstar quando você realmente começa a pensar nisso. Tivemos ideias de jogos de GTA no Rio de Janeiro, Moscou e Istambul. Tóquio quase chegou a acontecer de verdade. Outro estúdio no Japão iria fazer isso, pegar nosso código e criar GTA: Tóquio. Mas no fim das contas isso não aconteceu.“
Vermeij também comentou o crescimento da complexidade e do tempo de desenvolvimento dos jogos acabou inviabilizando a experimentação. Para ele, a franquia deve continuar presa no ciclo de cidades americanas, revisitando locais já conhecidos, porém reinventados.
“Simplesmente não é realista. Eu adoraria, e se os jogos ainda levassem um ano para serem feitos, então claro, daria para se divertir um pouco, mas você não vai ter isso quando há um GTA a cada 12 anos. Você não vai ambientá-lo em um novo lugar. E também não precisa, porque a tecnologia muda tanto. Ninguém vai dizer que não vai jogar GTA VI porque já jogou Vice City. Isso não faz sentido. É completamente diferente.“
Atualmente, a Rockstar Games está concentrada no desenvolvimento de Grand Theft Auto VI, previsto para novembro de 2026.
Por fim, não perca nenhuma novidade, participe de nossa comunidade no Whatsapp.






