GTA quase teve um jogo ambientado em Tóquio, revela ex-desenvolvedor da Rockstar

GTA quase teve um jogo ambientado em Tóquio, revela ex-desenvolvedor da Rockstar

Grand Theft Auto, tradicionalmente associado aos Estados Unidos e suas cidades, quase tive um título ambientado no Japão. A revelação veio através de Obbe Vermeij, ex-funcionário da Rockstar North e diretor técnico de GTA III, Vice City, San Andreas e GTA IV.

Durante uma entrevista ao site GamesHub, Vermeij contou que a Rockstar considerou levar a série para fora dos Estados Unidos. Segundo ele, diversas cidades internacionais chegaram a ser discutidas internamente, incluindo Moscou, Istambul e até mesmo Rio de Janeiro. No entanto, Tóquio foi a que mais avançou no projeto.

Houve desejos [de levar a série para fora dos EUA], mas é como falar de projetos alternativos na Rockstar quando você realmente começa a pensar nisso. Tivemos ideias de jogos de GTA no Rio de Janeiro, Moscou e Istambul. Tóquio quase chegou a acontecer de verdade. Outro estúdio no Japão iria fazer isso, pegar nosso código e criar GTA: Tóquio. Mas no fim das contas isso não aconteceu.

Vermeij também comentou o crescimento da complexidade e do tempo de desenvolvimento dos jogos acabou inviabilizando a experimentação. Para ele, a franquia deve continuar presa no ciclo de cidades americanas, revisitando locais já conhecidos, porém reinventados.

Simplesmente não é realista. Eu adoraria, e se os jogos ainda levassem um ano para serem feitos, então claro, daria para se divertir um pouco, mas você não vai ter isso quando há um GTA a cada 12 anos. Você não vai ambientá-lo em um novo lugar. E também não precisa, porque a tecnologia muda tanto. Ninguém vai dizer que não vai jogar GTA VI porque já jogou Vice City. Isso não faz sentido. É completamente diferente.

Atualmente, a Rockstar Games está concentrada no desenvolvimento de Grand Theft Auto VI, previsto para novembro de 2026.

Por fim, não perca nenhuma novidade, participe de nossa comunidade no Whatsapp.

Avatar de George Oliveira