Housemarque revela que Saros só foi possível graças à aquisição pela Sony

O estúdio finlandês Housemarque está trabalhando em seu maior projeto até o momento: Saros, um jogo de ação e ficção científica que promete elevar o padrão do estúdio. De acordo com o CEO e cofundador Ilari Kuittinen, esse jogo só foi possível devido à aquisição da empresa pela Sony em 2021.

Em entrevista ao Helsingin Sanomat, Kuittinen destacou que a entrada no PlayStation Studios permitiu que o estúdio obtivesse os recursos necessários para desenvolver um jogo com um orçamento significativamente maior. Saros tem um investimento comparável ao de Alan Wake 2, que teve um custo estimado de €70 milhões, incluindo marketing e desenvolvimento.

“Você não poderia fazer tais investimentos como um estúdio independente”, afirmou Kuittinen, ressaltando as dificuldades que a Housemarque enfrentou antes da aquisição. No passado, a empresa teve que se manter por meio de projetos menores, como Flo-Boarding no Nokia N-Gage e Gizmondo Motocross 2005 no Gizmondo.

A relação com a Sony mudou essa realidade, levando a sucessos como Super Stardust HD PS3 e Resogun PS4. No entanto, o ponto de virada ocorreu com Returnal, primeiro título AAA do estúdio, que impulsionou a aquisição.

Saros manterá a identidade da Housemarque, combinando tiro em terceira pessoa e elementos roguelike, mas com mais opções de progressão permanente, tornando-se mais um roguelite. “Nosso objetivo é criar um estudo de personagem emocional e poderoso, explorando o custo de criar um novo futuro”, disse o diretor Gregory Louden.

[Fonte: Helsingin Sanomat via VGC]