A Microsoft teve uma semana devastadora: cancelou diversos jogos, fechou estúdios e afetou mais de 9.000 trabalhadores. No entanto, novos detalhes sobre diversos projetos cancelados começaram a surgir, como o MMORPG da ZeniMax Online Studios, Blackbird.
Segundo o renomado jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, o jogo estava em desenvolvimento há sete anos e possui a ousada proposta de ser um looter-shooter online em terceira pessoa, com estética sci-fi noir inspirada em Blade Runner, e focado em movimentação vertical – incluindo pulo duplo, dash, gancho e escalada de paredes. Além disso, a ZeniMax previa lançar o jogo em 2028, utilizando um motor gráfico totalmente novo.
Durante uma apresentação do jogo para os executivos, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, ficou tão impressionado que precisaram retirar o controle de sua mão para que a reunião continuasse. Segundo Schreier, todos os executivos só tinham elogios ao projeto.
Em março deste ano, o estúdio teria apresentado um plano de produção detalhado para expandir esse vertical slice. Quatro meses depois, a liderança cancelou o projeto sem fornecer explicações à equipe. Schreier sugere que os motivos envolvem o alto custo previsto, os riscos de uma nova franquia em um mercado saturado de jogos como serviço e as dificuldades técnicas de se criar um novo motor ao mesmo tempo que se desenvolvia o jogo.
O impacto foi imediato: Matt Firor, diretor e fundador da ZeniMax Online Studios, anunciou sua saída do estúdio após mais de 18 anos no comando. O cargo será assumido por Jo Burba, com apoio de Susan Kath e Rich Lambert.
Por fim, não perca nenhuma novidade, participe de nossa comunidade no Whatsapp.
Deixe um comentário