EA não apoiou remasterização ou remake da trilogia Dragon Age

Em uma recente entrevista ao canal MrMattysPlays, o veterano da BioWare, Mark Darrah revelou que uma remasterização da trilogia original de Dragon Age esteve nos planos. Ele propôs à Electronic Arts remasterizar os três primeiros jogos como “Champion’s Trilogy”, mas a empresa não apoiou o projeto.

De acordo com Darrah, a EA historicamente não apoia remasterizações, mesmo quando elas são financeiramente promissoras. “É estranho para uma empresa de capital aberto parecer ser contra dinheiro fácil, mas eles parecem ser contra remasters”, disse. Apesar do sucesso de Mass Effect Legendary Edition, ele explica que aquele projeto foi uma exceção — e bem mais fácil de executar, por motivos técnicos.

A trilogia Mass Effect foi toda construída na Unreal Engine, o que facilitou a remasterização, mas a BioWare usou motores diferentes para os jogos Dragon Age: ela desenvolveu o primeiro em uma engine interna, atualizou essa engine para o segundo, e criou Inquisition no Frostbite. Essa variedade complica e encarece qualquer tentativa de remaster.

Ele também revelou que uma das propostas iniciais era usar ferramentas da Frostbite e terceirizar o trabalho para um estúdio especializado em mods. Mas, mesmo essa abordagem não avançou. “Houve muitas ideias sobre como trazer Dragon Age: Origins de volta, mas dependendo de como você faz isso, você ganha Dragon Age II ‘de brinde’, ou não.”

Apesar dos obstáculos, Darrah acredita que a remasterização da trilogia ainda seria uma boa: “Acho que eles deveriam fazer – não acho que farão – mas deveriam. Reunir os três primeiros, talvez até Veilguard, dar uma polida e relançar. A partir disso, vê-se o que acontece.”

Por fim, não perca nenhuma novidade, participe de nossa comunidade no Whatsapp.

Avatar de George Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *