Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles é reconstruído do zero após perda do código original

Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles é reconstruído do zero após perda do código original

Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles é um dos jogos mais aguardados de 2025, principalmente pelos veteranos de Final Fantasy Tactics. Em entrevista recente, foi revelado que a nova versão de Tactics foi refeita do zero, pois a Square Enix perdeu o código original do jogo.

O diretor do remake e planejador dos eventos no jogo original de 1997, Kazutoyo Maehiro, explicou a situação ao PlayStation Blog. Ele revelou que a ausência do código-fonte se deve às práticas comuns da época, quando arquivos eram constantemente sobrescritos durante o desenvolvimento.

“Naquele tempo, era normal trabalhar sem ferramentas eficazes de gerenciamento de recursos. Cada vez que corrigíamos um bug ou adicionávamos uma nova linguagem, sobrescrevíamos o código anterior”, explicou o diretor.

Apesar do contratempo, a equipe decidiu que a melhor forma de preservar o legado do jogo — e ao mesmo tempo modernizá-lo — seria reconstruí-lo por completo. O resultado é um projeto ambicioso dividido em duas versões: Clássica, que busca recriar fielmente a experiência original, e Aprimorada, com melhorias gráficas, dublagem completa e refinamentos na jogabilidade.

A nova versão conta com interface otimizada, sistema de auto-save, missões secundárias com minigames reimaginados e até diálogos inéditos durante batalhas, dando mais profundidade a personagens. Outro destaque é o sistema State of the Realm, que resume a história entre batalhas e aprofunda o jogador na complexa trama política de Ivalice.

Empolgado com a chance de revisitar a obra, Maehiro afirma que Final Fantasy Tactics ainda se sustenta mesmo em comparação com títulos modernos e que ele se orgulha principalmente de ver que o jogo continua amado, 28 anos após seu lançamento original.

Por fim, não perca nenhuma novidade, participe de nossa comunidade no Whatsapp.

Avatar de George Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *