O lendário Fumito Ueda, criador de Ico, Shadow of the Colossus e The Last Guardian, revelou em uma recente entrevista que acredita que a era da inovação em mecânicas de jogo chegou ao fim. Segundo o diretor, os jogos modernos focam no refinamento dos sistemas já existentes, além de focarem na melhora do aspecto visual, ao invés de criarem alguma mecânica inédita.
Durante uma conversa com o criador de Katamari Damacy, Keita Takahashi, publicada pelo site japonês DenfaminicoGamer, Ueda comentou sua reação ao jogo mais recente de Takahashi, To a T. “Não lembro exatamente por que reagi com um ‘like’ na época, mas provavelmente pensei: ‘a era das mecânicas de jogo acabou’. Me pergunto se ainda vivemos em um tempo em que precisamos oferecer novos dispositivos ou novas mecânicas a cada jogo”, afirmou o diretor.
Takahashi complementou dizendo que essa opinião não é nova para Ueda: “Ele vem dizendo isso desde Journey”.
Ueda acrescentou que, mesmo sem mecânicas inéditas, o foco pode recair sobre a estética, sensação e polimento. “Mesmo que as mecânicas não sejam novas, você pode focar na arte e no sentimento. Goste ou não, é melhor lapidar o que já existe.”
Seu próximo projeto, Project: Robot, foi anunciado em 2024 e ainda permanece envolto em mistério. O título está sendo desenvolvido pela genDESIGN, estúdio fundado por Ueda após o fim da Sony Japan Studio.
Por fim, não perca nenhuma novidade, participe de nossa comunidade no Whatsapp.
Deixe um comentário