Fumito Ueda, criador de Shadow of the Colossus, acredita que não veremos novas mecânicas nos jogos

Fumito Ueda, criador de Shadow of the Colossus, acredita que não veremos novas mecânicas nos jogos

O lendário Fumito Ueda, criador de Ico, Shadow of the Colossus e The Last Guardian, revelou em uma recente entrevista que acredita que a era da inovação em mecânicas de jogo chegou ao fim. Segundo o diretor, os jogos modernos focam no refinamento dos sistemas já existentes, além de focarem na melhora do aspecto visual, ao invés de criarem alguma mecânica inédita.

Durante uma conversa com o criador de Katamari Damacy, Keita Takahashi, publicada pelo site japonês DenfaminicoGamer, Ueda comentou sua reação ao jogo mais recente de Takahashi, To a T. “Não lembro exatamente por que reagi com um ‘like’ na época, mas provavelmente pensei: ‘a era das mecânicas de jogo acabou’. Me pergunto se ainda vivemos em um tempo em que precisamos oferecer novos dispositivos ou novas mecânicas a cada jogo”, afirmou o diretor.

Takahashi complementou dizendo que essa opinião não é nova para Ueda: “Ele vem dizendo isso desde Journey”.

Ueda acrescentou que, mesmo sem mecânicas inéditas, o foco pode recair sobre a estética, sensação e polimento. “Mesmo que as mecânicas não sejam novas, você pode focar na arte e no sentimento. Goste ou não, é melhor lapidar o que já existe.”

Seu próximo projeto, Project: Robot, foi anunciado em 2024 e ainda permanece envolto em mistério. O título está sendo desenvolvido pela genDESIGN, estúdio fundado por Ueda após o fim da Sony Japan Studio.

Por fim, não perca nenhuma novidade, participe de nossa comunidade no Whatsapp.

Avatar de George Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *