Uma curiosa história dos bastidores da indústria dos games veio à tona nesta semana: segundo o ex-vice-presidente de licenciamento da Konami, Christopher Bergstresser, as criadoras de The Matrix, Lana e Lilly Wachowski, queriam que Hideo Kojima desenvolvesse um jogo baseado em seu icônico filme — mas a proposta foi rejeitada imediatamente pela Konami.
De acordo com Bergstresser, a reunião aconteceu enquanto Metal Gear Solid 2 ainda estava em desenvolvimento. Fãs declaradas do trabalho de Kojima, as Wachowskis solicitaram um encontro com o diretor japonês durante a estreia japonesa de The Matrix. Acompanhadas de seu artista conceitual, elas expressaram diretamente o desejo de que Kojima fosse o responsável por uma adaptação interativa do longa.
Porém, o então executivo da Konami Kazumi Kitaue — que mais tarde se tornaria CEO da Konami Digital Entertainment — encerrou a conversa na hora, respondendo simplesmente “não”. Segundo Bergstresser, o encontro terminou ali, embora o grupo ainda tenha comparecido à pré-estreia e à festa do filme.
Dias após a revelação, o próprio Hideo Kojima comentou o caso em seu perfil no X. O criador de Metal Gear Solid afirmou nunca ter sido informado sobre o pedido das Wachowskis. “Fiquei surpreso ao ver nas redes sociais que as Wachowski haviam me oferecido o projeto de um jogo de Matrix em 1999. Em todos esses 26 anos, ninguém nunca me contou que essa conversa aconteceu”, escreveu.
Kojima ainda explicou que chegou à sede da Konami após o fim da reunião, e por isso jamais soube da proposta. O criador confirmou ter se encontrado com as Wachowskis algumas vezes naquele período e disse que já era fã do filme, que havia assistido nos EUA antes da estreia japonesa.
[Fonte: Time Extension
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