A Sony e a AMD divulgaram hoje um novo vídeo no canal oficial da PlayStation no YouTube, revelando os primeiros resultados do Project Amethyst, uma iniciativa conjunta das duas empresas que visa explorar o futuro da tecnologia aplicada aos videogames. A grande surpresa veio nas falas de Mark Cerny, arquiteto-chefe do PlayStation, que fez uma rara referência ao que pode ser o PlayStation 6.
Durante a conversa com Jack Huynh, vice-presidente sênior e gerente geral da divisão de computação e gráficos da AMD, Cerny destacou que, embora os avanços ainda estejam em fase de simulação, os resultados são promissores:
“É claro que ainda estamos nos estágios iniciais dessas tecnologias. Elas só existem em simulação neste momento, mas os resultados são bastante animadores e estou realmente empolgado em trazê-las para um console futuro nos próximos anos.”
Essa declaração foi rapidamente interpretada como um aceno ao PS6, com analistas sugerindo que o console pode ser lançado em 2028.
Confira algumas inovações tecnológicas que prometem transformar a experiência nos jogos:
- Neural Arrays: um novo modelo de processamento cooperativo entre unidades computacionais, projetado para otimizar tarefas de upscaling e denoising com eficiência de IA.
- Radiance Cores: focados em aprimorar a iluminação e o realismo gráfico por meio de técnicas avançadas de ray tracing e iluminação global.
- Universal Compression: promete maior eficiência na compressão de dados, acelerando o carregamento de jogos e otimizando o uso de memória.
Embora essas tecnologias estejam sendo planejadas com foco no PS6, o PS5 Pro também se beneficiará de parte desse desenvolvimento. O novo sistema PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution), uma evolução do FSR 4 já disponível em PCs, chegará em 2026.
Por fim, não perca nenhuma novidade, participe de nossa comunidade no Whatsapp.
Deixe um comentário