Vazamento revela supostas especificações do PlayStation 6 e seu console portátil

Vazamento revela supostas especificações do PlayStation 6 e seu console portátil

Um dos canais mais respeitados no cenário de vazamentos de hardware, o Moore’s Law Is Dead, divulgou um vídeo bombástico no dia 1º de agosto, revelando detalhes técnicos que seriam provenientes de documentos internos da AMD e da Sony. De acordo com o youtuber, o PlayStation 6 (codinome Orion) e um novo console portátil (codinome Canis) estão sendo desenvolvidos com foco em performance e preço acessível — e podem chegar ao mercado entre o final de 2027 e o início de 2028.

Segundo o vazamento, a Sony está apostando em uma estratégia semelhante à adotada no lançamento do PS4: entregar um produto poderoso, mas com custo reduzido, evitando repetir os erros de lançamento de consoles caros que afastam o consumidor médio.

PlayStation 6 (Codinome Orion)

  • Arquitetura: Chiplet (design modular de múltiplos chips)
  • CPU: 8 núcleos Zen 6 (ou versão superior)
  • GPU:
    • 40 a 48 Unidades de Computação RDNA 5
    • Frequência: acima de 3GHz
  • Memória:
    • GDDR7
    • Barramento de 160 ou 192 bits
    • Largura de banda: 32 GT/s ou mais
  • Desempenho Gráfico:
    • Rasterização ~3x mais rápida que o PS5
    • Ray Tracing com melhoria ainda maior
  • Consumo de Energia (TBP): 160W
  • Retrocompatibilidade: Jogos de PS4 e PS5 confirmados
    (Nenhuma menção ao PS3)
  • Processo de Fabricação: 3nm
  • Previsão de Produção: Início em meados de 2027
  • Lançamento Estimado: Final de 2027 ou início de 2028
  • Foco Estratégico:
    • Custo reduzido
    • Massificação do produto
    • Desempenho acima do PS5 Pro, mas com preço mais acessível

Console Portátil PS6 (Codinome Canis)

  • Arquitetura: Chip monolítico (único die)
  • CPU: 4 núcleos Zen 6c
  • GPU:
    • 12 a 20 Unidades RDNA 5
    • Frequência: 1.6 a 2GHz
  • Memória:
    • LPDDR5X
    • Barramento de 128 bits
  • Desempenho Gráfico:
    • Rasterização ~0.5x do PS5
    • Ray Tracing superior proporcionalmente
  • Consumo de Energia (TBP): 15W
  • Processo de Fabricação: 3nm
  • Armazenamento e Entradas:
    • Slot MicroSD
    • Slot M.2 SSD
  • Outros Recursos:
    • Tela sensível ao toque
    • Vibração tátil (haptics)
    • Dois microfones
    • USB-C com saída de vídeo
  • Retrocompatibilidade: Jogos de PS4 e PS5
  • Previsão de Produção: Meados de 2027
  • Lançamento Estimado: Final de 2027 ou início de 2028
  • Desempenho esperado: Superior ao XBOX Ally X e ao Switch 2, mas não um “powerhouse”

[Fonte: Insider-Gaming]

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