Nesta última quarta-feira (3), a Microsoft abalou a indústria dos games ao demitir agressivamente mais de 9.100 funcionários. Como consequência direta, a empresa fechou diversos estúdios e cancelou projetos, incluindo Perfect Dark, Everwild e um novo FPS da Romero Games.
A Romero Games, que contava com cerca de 75 funcionários, revelou que a Bethesda Softworks cortou o financiamento de seu novo FPS. O estúdio afirmou que vinha cumprindo todos os marcos do projeto, que recebia elogios, mas que os executivos de alto escalão decidiram encerrá-lo. Infelizmente, a empresa demitiu toda a equipe, conforme relataram diversos funcionários em suas redes sociais.
Outra empresa que foi afetada é a Rare, que estava desenvolvendo Everwild, mas teve o projeto cancelado, visto que estava há mais de uma década em desenvolvimento e nunca teve uma direção clara. A decisão provocou a saída de Gregg Mayles e Louise O’Connor, dois grandes nomes da desenvolvedora britânica.
Um dos maiores choques foi o cancelamento de Perfect Dark, que estava em desenvolvimento pela The Initiative. O projeto estava enfrentando dificuldades de desenvolvimento há anos, incluindo diversos desenvolvedores abandonando-o. O que mais surpreendeu a todos foi que ano passado, uma nova gameplay foi revelada, dando esperança aos jogadores.
A ZeniMax Online Studios também teve cortes e o cancelamento de diversos projetos não anunciados. Além disso, o diretor Matt Firor, anunciou sua saída da empresa após 20 anos no cargo.
Em comunicado interno, Phil Spencer, chefão da Xbox, afirmou que as medidas visam “posicionar as equipes para o sucesso em um mercado em constante transformação”. Matt Booty, chefe dos Xbox Game Studios, reforçou que mais de 40 projetos ainda estão em desenvolvimento ativo.
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