Para Yuji Horii, Final Fantasy X representa o auge da franquia

Para Yuji Horii, Final Fantasy X representa o auge da franquia

Yuji Horii não é qualquer um, ele criou uma das maiores franquia de RPG, Dragon Quest. Em uma recente entrevista ao Game Informer, Horii, contou um pouco mais sobre a ‘rivalidade’ entre Dragon Quest e Final Fantasy na década de 90, além de contar qual seu jogo foi o auge da série para ele.

Dragon Quest e Final Fantasy são os maiores pilares do gênero RPG, no entanto, no final da década de 80 e durante toda a década de 90, ambos os títulos disputavam a atenção do público, antes mesmo da Square e Enix se fundirem. Apesar da rivalidade acirrada, Horii afirma que a série criada por Hironobu Sakaguchi nunca foi uma ameaça direta, visto que as franquias haviam ideias distintas.

“Mas havia uma diferença essencial que eu via naquela época: os protagonistas dos títulos de Final Fantasy falam muito. Já em Dragon Quest, o objetivo principal — ou a experiência que o jogo oferece — é que o jogador se torne o protagonista. Em Final Fantasy, você observa o protagonista, mas não necessariamente se torna ele. Então achei isso uma diferença muito interessante e marcante entre Dragon Quest e Final Fantasy, mas eu não via Final Fantasy como um rival naquela época.”

Apesar dessas diferenças, ele admite que sempre apreciou a evolução de Final Fantasy, destacando especialmente o impacto que teve com Final Fantasy X. Segundo ele, o jogo parecia a perfeição definitiva.

“Eu gosto de Final Fantasy. Quando vi Final Fantasy X pela primeira vez, lembro de ter sentido que aquilo era a perfeição definitiva de Final Fantasy.”

As falas de Horii resgatam uma era em que ambas as séries avançavam em saltos técnicos e narrativos. São graças às escolhas feitas no passado que temos tantos RPGs e JRPGS como hoje, devemos ser eternamente gratos aos mestres Horii e Sakaguchi.

Por fim, não perca nenhuma novidade, participe de nossa comunidade no Whatsapp.

Avatar de George Oliveira