O PlayStation 5 acaba de dar um passo importante para rodar de forma retrocompatível os jogos de PlayStation 3. A RedoApps publicará Cloudberry Kingdom e incluirá versões nativas para PlayStation 4 e PlayStation 5. Além disso, a versão original de PS3 será um bônus histórico, visto que rodará via emulação no PS5.
Em uma recente matéria da Digital Foundry, os desenvolvedores da RedoApps, Sayed Mahmood Alawi e Jean-Philip Desjardins, revelaram alguns detalhes sobre a emulação. Segundo eles, o jogo roda utilizando a RedoEngine, que foi criada pela dupla ao longo dos últimos anos e que contempla jogos de PS1, PS2 e PS3. Diferente de soluções simples e de baixo orçamento, a RedoEngine usa uma abordagem HLE (High-Level Emulation), recplicando perfeitamente o comportamento do hardware em vez de simular cada componente de forma individual.
No caso de Cloudberry Kingdom, o maior desafio foi a arquitetura SPU do PS3. Contudo, o título utiliza os SPUs apenas para decodificar áudio e vídeo, permitindo a substituição de diversos componentes por implementações nativas do PS5. Inclusive, os SPUs foram desativado para o lançamento, facilitando e melhorando a performance.
A versão emulada mantém a resolução de 1080p, enquanto a edição nativa roda em 4K. Além disso, o emulador conta com save states, assim como os jogos portados de PlayStation 1 e PlayStation 2 no PS5.
Embora Cloudberry Kingdom seja um projeto mais simples, a RedoApss tem grandes ambições e busca trazer de volta a biblioteca do PS3, incluindo grandes títulos.
Por fim, não perca nenhuma novidade, participe de nossa comunidade no Whatsapp.






