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PlayStation encerrou Japan Studio devido ao desaparecimento do mercado AA, diz Yoshida

Shuhei Yoshida revelou detalhes sobre a PlayStation e o fechamento do Japan Studio em entrevista ao Sacred Symbols+. O Japan Studio fechou devido ao declínio do mercado de jogos “AA”. A indústria prioriza grandes produções “AAA” e jogos como serviço, dificultando investimentos em títulos menores.

“Durante o meu tempo, as pessoas me dão crédito, mas uma das coisas em que não fui bem-sucedido foi em ter um serviço de jogos de sucesso, e a outra coisa é que não consegui ter jogos incrivelmente bem-sucedidos feitos no Japão. Fora Gran Turismo, tivemos muitos ótimos produtos, mas não tivemos muitos jogos de sucesso no nível triple-A. Isso se tornou cada vez mais importante à medida que os grandes jogos ficaram ainda maiores – os indies preencheram a lacuna e o mercado de jogos double-A parece ter desaparecido”, disse ele.

Yoshida incentivou a cena independente, mas não conseguiu tornar o Japan Studio um sucesso global. Isso dificultou novos projetos, como Gravity Rush 2. Keiichiro Toyama saiu da Sony e fundou a Bokeh Game Studio, criadora de Slitterhead. O legado do Japan Studio segue vivo com projetos como Ratatan, sucessor de Patapon. A PlayStation agora foca em grandes franquias, enquanto estúdios independentes criam títulos inovadores de médio porte.

“A maioria das IPs que o Japan Studio tinha estavam nesse grupo menor de jogos double-A, e o mercado se tornou realmente difícil para esse tipo de jogo. Por exemplo, depois de Gravity Rush 2, [o diretor Keiichiro Toyama] tentou desenvolver um novo conceito, mas não conseguimos aprovar nenhum de seus novos projetos, mesmo que fossem realmente interessantes.”

[Fonte: VGC]

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