FROGUE é um jogo brasileiro desenvolvido pela Wired Dreams Studio. O jogo não possui um grande foco em sua narrativa, onde os jogadores assumem o papel de um Sapo Cavaleiro que precisa restaurar a paz no reino através de limpar as masmorras por quais passamos. O jogo, apesar de simples, entrega um pouco de sua lore através das masmorras, ruínas antigas e artefatos. Dito isso, toda a narrativa é usada como plano de fundo para que a aventura aconteça. As masmorras estão repletas de inimigos, armadilhas e quebra-cabeças, aumentando os desafios conforme você avança.

Nostalgia e estratégia

A jogabilidade combina plataforma, estratégia por turnos e bullet hell. O cavaleiro sapo se move saltando entre paredes, podendo grudar nelas. O combate ocorre saltando através dos inimigos ou lançando a espada para ataques à distância, deixando-o desarmado até recuperar a arma. O tempo para enquanto o jogador está grudado na parede, permitindo planejamento e adicionando uma grande camada de estratégia em sua jogabilidade. Cada salto ou lançamento de espada faz o tempo avançar, criando uma dinâmica de antecipação dos movimentos dos inimigos. Além disso, a habilidade especial de parar o tempo, Chronosphere, tem energia limitada e deve ser usada em ocasiões de real perigo.

O sistema de combos recompensa os jogadores que mantém longos combos, com alguns inimigos deixando moscas (itens de saúde). A morte leva o jogador de volta ao início, com raras salas de quebra-cabeças oferecendo melhorias permanentes e temporárias para a cada jogada.

Além disso, alguns jogadores podem encontrar muita dificuldade nos controles do jogo, especialmente com o analógico, e a falta de opção para travar em um local específico pode tornar a experiência imprecisa. O equilíbrio entre risco e recompensa para manter combos e ganhar saúde é desbalanceado, incentivando decisões apressadas. A raridade de itens de moscas aumenta a dificuldade, e a falta de variedade nas habilidades torna o jogo repetitivo.

Por fim, FROGUE adota um estilo pixel art, lembrando jogos clássicos de 8 e 16 bits, com gráficos claros e funcionais, facilitando a identificação de elementos. O jogo possui uma atmosfera nostálgica, com cenários variados e um design visual que intensifica o desafio.

Agradecimento a QUByte Interactive pelo envio do jogo para a produção do Review!

Veredito Final

Prós:

  • Estilo visual
  • Combinação de gêneros
  • Camada estratégica
  • Progressão nos desafios

Contras:

  • Controles podem dificultar algumas ações
  • Muitas vezes desbalanceado
  • Itens de saúde escassos
  • Repetitividade

FROGUE: oferece uma combinação interessante de gêneros com uma estética pixel art nostálgica. A jogabilidade estratégica e desafiadora é um ponto alto, mas os controles imprecisos e o desbalanceamento de risco e recompensa podem frustrar alguns jogadores. A raridade dos itens de saúde e a repetitividade nas habilidades são aspectos que podem ser melhorados para aumentar a longevidade e o apelo do jogo. George Rodrigues

7
von 10
2024-07-28T13:14:22-0300
Avatar de George Rodrigues

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