Mars 2120 se passa em um futuro distópico em Marte, onde a Sargento Anna Charlotte é enviada para uma colônia humana em apuros. Ao chegar, ela encontra um cenário de caos, com a colônia infestada por mutantes, monstros e pesquisadores corrompidos. A narrativa é revelada através de registros de áudio e dos ambientes. A trama gira em torno da descoberta do que causou o desastre e em como Anna irá sobreviver.
Começamos o jogo apenas com um rifle e algumas habilidades básicas de combate corpo a corpo, mas rapidamente desbloqueamos alguns poderes elementares, como eletricidade, gelo e fogo, que aplicamos tanto ao armamento quanto para resolver quebra-cabeças. O rifle se modifica através do elemento equipado, ou seja, caso você utilize o elemento de fogo, ele se transforma em um lança-chamas. As habilidades desbloqueadas, como salto duplo e outras habilidades clássicas de Metroidvanias, nos permitem acessar novas áreas do mapa, incentivando a exploração e o retorno a locais anteriormente inexploráveis.
O mundo do jogo é vasto, com muitos segredos e sempre recompensando o jogador por explorar. Através da exploração podemos realizar upgrades de vida, do nosso rifle e das habilidades elementares. No entanto, devido à baixa dificuldade geral, esses upgrades não são essenciais para o progresso, o que pode diminuir a motivação para a exploração completa do mapa.
Tem potencial, mas…
Infelizmente, a jogabilidade sofre com alguns problemas notáveis. Os inimigos são pouco variados e têm padrões de ataque limitados, o que torna o combate repetitivo e pouco desafiador. Além disso, as animações dos inimigos e da protagonista são rígidas e desajeitadas, o que prejudica a fluidez das batalhas. Os chefes, por sua vez, também não impressionam, com designs e mecânicas simplistas que não oferecem grandes desafios ou momentos memoráveis.
Embora haja um sistema de viagem rápida, ele é pouco eficiente, com poucos pontos de teletransporte, o que pode tornar a navegação cansativa. Além disso, em algumas partes, o jogo força o uso de plataformas 3D em um plano 2D, o que resulta em problemas de perspectiva e frustração na execução de saltos.
Visualmente, Mars 2120 apresenta uma arte vibrante que captura a estética sci-fi, mas a execução é inconsistente. Problemas com texturas e animações afetam a experiência, e a precisão dos saltos pode ser frustrante. A trilha sonora e os efeitos sonoros são bons, mas não se destacam. O desempenho do jogo é afetado por quedas de frame e congelamentos, especialmente durante transições e salvamentos, o que prejudicando toda fluidez.
Agradecimento a Qubyte Interactive pelo envio do jogo para produção do Review!
Veredito Final
Prós:
- Exploração recompensadora
- Poderes elementais diversificam a jogabilidade
- Design artístico e estética sci-fi
Contras:
- Combate repetitivo
- Animações rígidas e problemas técnicos prejudicam a fluidez
- Chefes simples
- Navegação frustrante devido aos poucos pontos de teletransporte
Mars 2120: oferece uma experiência de exploração sólida com um sistema de combate que tem potencial, mas sofre com uma série de problemas técnicos e de design que impedem o jogo de alcançar todo seu potencial. Ainda assim, o jogo apresenta um bom primeiro passo para a Qubyte Interactive no gênero Metroidvania, com a esperança de que futuras atualizações ou sequências possam melhorar os pontos fracos e expandir os elementos que já se destacam. – George Rodrigues
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