Monster Hunter Stories foi uma grata surpresa para mim, onde a Capcom teve coragem de trazer uma das suas franquias de maior sucesso para um gênero bem diferente do que estávamos acostumados. Sendo um RPG onde a batalha acontece por turnos e ao invés de sair aniquilando os monstros, você pode fortalecer seus vínculos com eles e coloca-los em sua equipe (Sim, algo bem parecido com Pokémon).
Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin é uma evolução gigantesca do primeiro título, trazendo um combate mais fluído, melhor exploração e muito mais desenvolvimento aos personagens.
Vem comigo no Review que vou te explicar porque esse jogo merece sua atenção!
Montadores, avante!
Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin combina a emoção das batalhas contra criaturas da série Monster Hunter com um foco comovente em fazer amizade e treinar monstros, conhecidos como Monsties. Ambientado na Ilha Hakolo, surgem perturbações quando fenômenos misteriosos provocam monstros dóceis à violência e fazem com que o Guardião Ratha, o protetor da ilha, desapareça. Como neto do lendário Montador Red, os jogadores embarcam em uma jornada com a enigmática Ena e o Navirou para descobrir o que está acontecendo.
O desenvolvimento dos personagens brilha através das alianças com outros Montadores como Alwin, Avinia e Kayna, e da evolução dos relacionamentos. Central na narrativa está o legado de Red, cuja ausência impulsiona a jornada do protagonista.
A narrativa explora temas de confiança, parentesco e o desconhecido, enriquecendo o vínculo emocional entre os jogadores e seus Monsties, especialmente com Ratha. Antagonistas revelam motivações complexas, aprofundando a trama colorida. O conteúdo pós-jogo estende a aventura com desafios adicionais e maior profundidade narrativa.
Muito mais que uma sequência
Monster Hunter Stories 2 assim como o primeiro título é um RPG por turnos, onde temos nosso personagem principal e uma party com monstros que capturamos. Porém, nesta sequência temos uma bela novidade, podemos ter um terceiro companheiro na jornada, sendo eles personagens que desbloqueamos durante a campanha, que nos ajudam em batalhas. Esses companheiros possuem habilidades únicas e são extremamente uteis, facilitando muito certos combates.
As batalhas são baseadas em turnos e envolvem um sistema estratégico com elementos de “pedra-papel-tesoura”. Escolher os ataques certos e gerenciar a saúde dos Monsties são fundamentais para o sucesso, dada a variedade de habilidades e resistências dos monstros.
Além da experiência solo, o jogo oferece missões cooperativas online ou até mesmo lutar contra outros jogadores online. Juntar-se a outros jogadores para enfrentar desafios mais difíceis e obter recompensas especiais é uma opção para explorar o quão forte seus monstros estão. Algumas das missões onlines recompensam os jogadores com Ovos raros de monstros, sendo eles Deviantes ou até mesmo de Elder Dragons.
Muitos Monstros no caminho
Assim como no primeiro jogo, estamos no papel de um Montador e podemos criar vínculos com os monstros, para isso devemos achar seus ninhos, roubar ovos e chocá-los. A diferença aqui, é temos uma variedade muito maior de monstros, mas também de inimigos durante o caminho.
Monster Hunter Stories 2 apresenta uma variedade de monstros conhecidos da série Monster Hunter, cada um com suas próprias características e habilidades únicas. As principais novidades para mim aqui são os Elders Dragons que conheci inicialmente em Monster Hunter World, sendo eles, Kushala Daora, Teostra e Nergigante. Eles são grandiosos e te oferecem um desafio extra, porém, é recompensador conseguir um ovo de sua espécie e ter um deles com você.
O jogo apresenta um vasto mundo dividido em diversas regiões. Cada região apresenta seu próprio bioma e biodiversidade, é algo único explorar cada um deles. Durante a exploração você encontrará diversos materiais para criação de itens, ninhos de monstros e muitas, muitas missões secundárias a serem feitas. O jogo te oferece uma grande quantidade de atividades, principalmente após finalizar a campanha, sendo uma experiência ainda mais rica que o primeiro título.
O jogo possui um sistema de Genes que onde podemos personalizar nossos monstros, deixando eles mais fortes a nossa maneira, porém, é necessário sacrificar um outro monstro para a transferência do gene. Os Genes são ideias para adaptar seu monstro para certas batalhas, podendo colocar habilidades especificas neles, como defesa para elementos, ataques elementais e muitas outras coisas. Você também pode deixar alguns Genes mais fortes caso funda dois iguais, aumentando assim seu ranking e sua potência.
Vibrante e repleto de vida!
Monster Hunter Stories 2 mergulha os jogadores em um mundo vibrante e colorido, repleto de designs detalhados tanto para personagens quanto para monstros. Cada região é um convite para explorar, com ambientes ricamente elaborados e que tornam a jornada mais leve e vibrante.
Além disso, as animações dos monstros durante as batalhas são impressionantemente fluidas, capturando com precisão os movimentos distintos de cada criatura. Fazendo com que cada monstro ataque de uma forma, diferenciando seus ataques e dando um detalhes a mais a cada um deles.
A trilha sonora atmosférica do jogo complementa perfeitamente o tema de aventura e exploração. Durante as batalhas, as músicas dinâmicas intensificam a ação, mergulhando os jogadores ainda mais fundo no mundo de Monster Hunter.
Embora seja um grande jogo, Monster Hunter Stories 2 tem alguns problemas. As dungeons se tornam bem repetitivas depois de um certo tempo, visto que o interior delas apenas mudam conforme a região que ela está. Além disso, o jogo possui uma dificuldade bem avançada em sua reta final, o que por si só não é um problema, mas você precisa buscar level para as batalhas finais e não existe nenhuma forma eficiente de fazer isso – Tornando possível farmar level somente após finalizar o jogo.
Agradecimento a Capcom pelo envio do jogo para produção do Review.
Veredito Final
Prós:
- Narrativa envolvente
- Sistema de batalha estratégico
- Variedade de Monsties e Genes
- Exploração rica
- Design visual
Contras:
- Dungeons repetitivas
- Dificuldade avançada na reta final
Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin: oferece uma experiência cativante para os fãs da série e novatos, combinando uma narrativa envolvente com mecânicas de RPG sólidas e um mundo vibrante para explorar. Apesar de alguns pontos negativos, como dungeons repetitivas e desafios de dificuldade final, o jogo é recompensador pela variedade de monstros, profundidade estratégica e atmosfera imersiva. – George Rodrigues
Deixe um comentário