Horizon Zero Dawn é um dos grandes jogos da PlayStation nos últimos anos, sendo amado pelos fãs, então uma união LEGO e Horizon, seria um sucesso, certo? Errado. LEGO Horizon Adventures chega ao mercado com um valor superfaturado e uma experiência simples e sem alma. Durante esse review, vou te explicar os pontos que levam esse jogo a ser um grande erro, pelo menos da forma que foi feito atualmente.
Eu como um amante da franquia LEGO, pensei que veria algo parecido com LEGO The Movie, LEGO Marvel Avengers e outros grandes jogos, mas infelizmente retiraram tudo que torna um jogo LEGO tão marcante e divertido.
As máquinas não são tão ferozes assim, mas o tédio….
Uma história já conhecida
LEGO Horizon Adventures retrata os acontecimentos de Horizon Zero Dawn de forma leve cômica, adaptando toda a história para um público infantil. A história para quem não conhece, segue a jornada de Aloy, uma jovem da tribo Nora e criada por Rost, seu pai adotivo. Em um mundo pós-apocalíptico onde as máquinas dominam grande parte da terra, Aloy busca descobrir a verdade sobre seu passado. Em sua busca pela verdade, ela é levada ao Coração da Mãe, mas principalmente, forma aliança e amizade com diversos personagens, como Erend, Teersa, Sylens e Varl.
Sua busca pela verdade vai muito além, fazendo-a entrar em uma grande luta contra máquinas e cultistas para que reconstrua sua aldeia e proteja seu povo. Apesar de ser um tom bem sério e repleto de nuances, nessa nova aventura, tudo é muito leve e bobo. Todos os diálogos são repletos de humor, mantendo a essência da história original, mas retirando toda a profundida e peso.
As missões principais do jogo focam em coletar recursos e abater criaturas que ameaçam a paz na aldeia, porém, sem tom algum de seriedade. Tudo isso se une para restaurar o Coração da Mãe, decorando-a da sua maneira. Apesar de seguir os eventos do primeiro jogo da franquia, LEGO Horizon Adventures omite a grande maioria dos momentos dramáticos e complexos da história, indo direto ao ponto de forma bem acessível e adequada para o público infanto-juvenil.
Arco e Flecha sem amor
LEGO Horizon Adventures oferece uma jogabilidade simples e acessível para todas as idades, tendo um foco maior em combate e construção da aldeia. Ao longo da jornada com Aloy, 3 novos personagens podem ser desbloqueados, Erend, Varl e Teersa, cada um possui suas próprias habilidades e armas para combate. Aloy utiliza seu clássico arco e flecha com diversas adaptações elementares, enquanto Varl usa uma lança, Teersa utiliza-se de bombas com formato de galinha (?) e Erend um grande martelo. Essa combinação de personagens é ideal para os jogadores prolongarem sua diversão, mas principalmente para que se aproveite a aventura de forma cooperativa.
O jogo possui diversas missões, sejam elas primarias ou secundárias que incentivam o jogador a explorar e utilizar diversas habilidades e roupas disponíveis. As missões secundárias recompensam os jogadores com Gold Bricks, que são necessários para desbloquear novas construções para aldeia. Essas missões variam desde matar certo número de inimigos, personalizar telhados ou até mesmo alimentar os animais. Além disso, temos as Apex Hunts, que são missões curtas com o único objetivo de derrotar uma máquina poderosa, sem adicionar profundida alguma a narrativa. É apenas um grande combate.
Enquanto as missões são bem simples e curtas, o jogo possui um grande foco em sua personalização, seja ela da vila ou dos personagens. Com a reconstrução do Coração da Mãe, os jogadores podem decorar todo o ambiente e construções, deixando a aldeia com o visual que desejar. Ao completar missões e coletar Gold Bricks, mais opções são desbloqueadas, sendo algumas construções inspiradas em outros jogos da franquia LEGO, como LEGO City ou Ninjago. Algumas personalizações da aldeia, possuem atividades próprias, como o foguete que é possível mandar alguém para o espaço, mas muitas delas são apenas visuais e não impactam em nada.
O ápice visual do LEGO
LEGO Horizon Adventures é o jogo mais bonito e vibrante da franquia, misturando a estétiica visual de Horizon Zero Dawn com os blocos de lego de forma única. O Coração da Mãe é um lugar grande e repleto de construções bem detalhados, além de estar repleto de outros personagens. Enquanto fora da aldeia, temos diversos ambientes, como florestas, montanhas nevosas e desertos, cada um recriado de forma única e precisa, assim como no jogo original. A câmera e alguns efeitos visuais, fazem com que a imersão seja ainda maior, levando o jogador para um grande diorama de LEGO.
O destaque visual vão para as máquinas, claro. Cada uma delas é bem representada e construída, retratando fielmente o jogo original, mas em blocos de LEGO. É satisfatório entrar em combate com essas grandes máquinas e vê-las serem destruídas, com efeitos visuais impressionantes e que dão um bom impacto do combate.
Além disso, o trabalho de áudio é impressionante, principalmente por estar totalmente dublado em PT-BR. Um grande destaque para o narrador, que narra a jornada de forma consisa e explica os eventos. Enquanto o efeito das máquinas e seus barulhos, são realmente impressionantes, apesar de serem blocos de LEGO, fizeram um trabalho perfeito para representa-las.
Quanto ao desempenho, o jogo roda de forma primorosa, mantendo os fps estáveis, enquanto os tempo de loadings são curtos e possuem boas transições entre cenários e combate. Mesmo durante combates intensos onde diversas explosões ocorrem, o jogo se mantém firme e não deixa a peteca cair em nenhum momento.
Linear, simples e talvez o pior LEGO
LEGO Horizon Adventures vai ser um jogo controverso e repleto de discussão, visto que é o um dos menores jogos LEGO já feito, me lembrando muito os jogos da franquia para PSVita.
O maior problema do jogo para mim, são suas missões repetitivas, lineares e extremamente curtas! Sim, o jogo se repete durante toda a campanha, onde vamos para a missão, matamos inimigos, exploramos um caldeirão ou escalamos para alcançar um pescoçudo. As missões são isso apenas, não existe variação. Pior que isso, cada missão possui entre 5 e 7 minutos de duração no máximo!! São pouco mais de 20 missões, tornando a aventura extremamente curta e simples. Mesmo mudando de biomas, as missões seguem a mesma estrutura, mudando os inimigos apenas.
O combate apesar de ser divertido no inicio, ele se torna repetitivo, assim como as missões. O jogo não aprofunda o combate, mesmo com 4 personagens utilizáveis, as lutas são previsíveis e não trazem nenhuma emoção. Além disso, os coletáveis não possuem impacto algum, em outros jogos LEGO, você coletava Gold e Red Bricks para desbloquear personagens, aqui não servem para nada, além de personalização.
Além de tudo já citado, a falta de imersão na história é um pecado. Embora siga a narrativa de Horizon Zero Dawn, ela omite muitos acontecimentos importantes, principalmente elementos que tornaram a aventura de Aloy tão impactante quando foi lançada. No final de tudo, resumiram Horizon Zero Dawn a uma série de missões lineares e curtas, cenas cômicas, humor duvidoso e falta de profundidade.
Sinceramente, me assusta cobrarem R$ 300,00 por um jogo que possui 9 horas de aventura e talvez 12 horas para completar o troféu de platina.
Agradecimento a nossa parceira Nuuvem que nos enviou o jogo para a produção do review!
Veredito Final
- Efeitos visuais das máquinas
- Dublagem em PT-BR
- Jogo acessível para todos os públicos
- Jogabilidade é divertida
- Cortaram toda a profundida da história
- Missões curtas e lineares
- Combate repetitivo e simples
- Falta de conteúdo extra realmente interessante
LEGO Horizon Adventures
Veredito
LEGO Horizon Adventures é uma versão simplificada e bem-humorada de Horizon Zero Dawn, feita para um público infanto-juvenil. Infelizmente o jogo possui missões curtas, lineares e repetitivas, sem grande variação ou desafio. A história perde a profundidade e emoção do jogo original. O jogo é divertido e acessível, mas falta conteúdo extra. Sua simplicidade excessiva torna a experiência curta e menos envolvente, especialmente pelo preço.
Deixe um comentário