Ícone do site PlayState

Review – PS5 | Silent Hill 2 Remake

Silent Hill 2 é um marco dos vídeo games até hoje, talvez sendo o maior jogo de survival horror já feito. Com uma narrativa muito acima da média, diversos finais, monstros memoraveis – Cabeça de Pirâmide que o diga – e uma ambientação única na cidade de Silent Hill o jogo se marcou como um dos maiores clássicos da geração PS2.

Porém, após anos e muitos outros jogos da franquia sem relevância como esse, a Konami decidiu colocar a franquia na geladeira e deixou lá até agora. Em parceria com a Bloober Team, um remake de Silent Hill 2 entrou em desenvolvimento, deixando todos maravilhados e em choque, visto que Resident Evil 2 recebeu esse tratamento e foi um sucesso para a Capcom.

Após os primeiros trailers e dúvidas, muitos se questionaram se realmente o remake seria bom ou traria uma jogabilidade duvidosa e gráficos medianos. Porém, Silent Hill 2 Remake é um dos maiores acertos da Konami!

Nesse review eu te explico porque você deve revisitar Silent Hill, mas caso seja sua primeira vez na cidade: In my restless dreams, I see that town…

Não é apenas a busca por sua esposa

Silent Hill 2 Remake conta a mesma história do jogo original, porém com algumas melhorias que explicam melhor a história. Começamos o jogo no papel de James Sunderland, um homem atormentado que viaja até a enigmática cidade de Silent Hill em busca de sua esposa Mary, que supostamente morreu anos atrás.

A narrativa é profunda, explorando temas de culpa, luto e a complexidades psicológicas de James. O jogo expande a história com novos personagens, como Maria, que se assemelha a Mary, e outros que trazem camadas adicionais ao enredo, revelando suas próprias tragédias dentro da cidade. O remake oferece um contexto mais amplo para as experiências de James, deixando mais explicito ao jogador tudo que o personagem passou, além de explicar o que é Silent Hill e o porquê dele estar lá.

Além disso, o remake expande em muito a história de personagens secundários, dando uma maior profundida e importância para eles na história. E tudo que é feito e relacionado a personagens e alguns colecionáveis, pode afetar diretamente o seu final do jogo. Silent Hill 2 Remake conta com 8 finais diferentes, sendo dois exclusivos do remake.

Survival Horror em sua essência

A jogabilidade de Silent Hill 2 Remake era um ponto chave nos trailers apresentados, onde muitas pessoas ficaram com o pé atrás. Porém, temos uma jogabilidade fiel ao clássico estilo de survival horror, mas com melhorias significativas. Os controles foram modernizados, apresentando uma nova câmera sobre o ombro que facilita a exploração e a interação com o ambiente. O combate é brutal e tenso, permitindo aos jogadores baterem nos inimigos e esquivar, porém, a IA dos inimigos é bem mais elevada que no original, permitindo que eles esquivem ou até mesmo segurem seus golpes, tornando as batalhas mais dinâmicas e tensas.

A exploração também foi aprimorada, com mais áreas acessíveis, incluindo a possibilidade de quebrar janelas e investigar locais que antes eram inacessíveis. Além disso, temos pequenos extras, chamados de Ecos do Passado que são pequenos vestígios de coisas do jogo original que não estão presentes no remake. Os quebra-cabeças foram totalmente renovados, desafiando o jogador a pensar de maneira criativa para avançar na história e dando pequenas dicas, porém, nada que estrague a diversão e imersão do jogo.

Mais um grande remake entre nós

Silent Hill 2 Remake entra para o Hall dos melhores remakes junto com Final Fantasy 7 Remake/Rebirth, Resident Evil 2 e 4, simples assim. O jogo se estabelece com uma estrutura gráfica sólida que não tira a essência do jogo original, mantendo todo o terror e imersão da cidade de Silent Hill. Visualmente, o remake é deslumbrante, com modelos de personagens incrivelmente detalhados e ambientes que respiram vida e o terror de Silent Hill. A representação do nevoeiro é impressionante, criando uma sensação de desorientação, porém, não tirando a visibilidade do jogador e sendo algo que comprometa o desempenho da jornada. Além disso, o trabalho de áudio é incrível e aterrorizante, enquanto você caminha pelas ruas de Silent Hill consegue ouvir veículos e pessoas transitando pela cidade.

Cada detalhe, desde as rugas nos rostos dos personagens até as sombras projetadas nas paredes, contribui para uma experiência imersiva. A animação, especialmente a captura de movimento, é notável, trazendo uma nova dimensão às expressões faciais e movimentos dos personagens. Temos que destacar a criação de cada monstro e chefe do jogo, todos são fieis ao jogo original, mas com um refinamento único.

Por fim, o jogo se estabelece de forma única em seu desempenho! Durante toda a jornada não tive problemas com frames, bugs ou crashes, se manteve consistente durante todo o tempo.

Agradecimento a nossa parceira Nuuvem que nos enviou o jogo para a produção do review!

Veredito Final

Pontos Positivos
  • Manteve a essência do original
  • Jogabilidade renovada
  • Enriqueceram a narrativa com mais detalhes
  • Experiência audiovisual única
  • Detalhes e ambientação de Silent Hill
Pontos Negativos
  • Algumas interações com o ambiente
  • Expressões faciais de alguns personagens

Silent Hill 2 Remake

Publisher: Konami
Console: Playstation 5

História
100%
Jogabilidade
90%
Conteúdo Extra
100%
Desempenho
100%
Audiovisual
85%

Veredito


95%

Silent Hill 2 Remake é uma conquista notável, que equilibra nostalgia e inovação de maneira excepcional. Bloober Team conseguiu manter a essência do original enquanto introduz elementos novos que enriquecem a experiência. A história envolvente, a jogabilidade aprimorada e os gráficos deslumbrantes fazem deste jogo uma experiência imperdível para fãs de horror e novatos. Embora tenha algumas pequenas falhas, essas não comprometem o impacto geral do jogo. Silent Hill 2 se estabelece como um dos melhores remakes da história dos videogames e deixa uma marca duradoura no gênero de survival horror.

Sair da versão mobile