Review – PS5 | SteamWorld Build

A desenvolvedora The Station sempre trouxe a franquia SteamWorld para vários gêneros diferentes, desde Metroidvanias em SteamWorld Dig 1 e 2 até mesmo para um jogo mais tático em SteamWorld Heist. Sempre saindo da sua zona de conforto, a empresa se propõe a criar experiências únicas nesse universo e sempre inovando em alguns pontos. Agora ela trouxe seus queridos robôs para o gênero de construção de cidades, no melhor estilo Sim City e Cities: Skylines, porém, com um foco em explorar masmorras e um modo história.

Mas será que o jogo entrega toda a experiência que um grande simulador propõe? Você descobre agora em nosso review!

image-6-1024x576 Review - PS5 | SteamWorld Build

Uma nova aventura com robôs

SteamWorld Build é uma adição notável à amada série SteamWorld, oferecendo uma experiência de construção de cidades que se revela muito mais complexa e envolvente do que aparenta inicialmente. Porém, não se assuste, mesmo sendo uma experiência complexa, eu creio que esse é o simulador ideal para pessoas que nunca jogaram nada do gênero, trazendo uma experiência concisa e principalmente muito bem explicada, podendo selecionar até mesmo a dificuldade em que pretende jogar.

O jogo conta com cinco mapas que podemos escolher desde o início. Ambos os mapas possuem a mesma premissa e história, porém com algumas variações de ambientes e enfeites para dar um toque diferente a cada um. Grand Gully é o mapa mais distinto de todos, onde sua cidade fica separada por um grande Canyon, porém, isso não impede ou dificulta a vida do jogador. Todos os edifícios são iguais em qualquer mapa, o que poderia ser variado para oferecer um toque de renovação em diferentes cenários.

No jogo, você assume o papel de um administrador de cidade em um planeta que está desmoronando, e sua missão é construir, gerenciar e eventualmente escapar dessa ameaça iminente. O jogo gradualmente introduz suas mecânicas, começando com a construção básica de casas, refinarias e extratores de recursos.

image-7 Review - PS5 | SteamWorld Build

Gerenciar uma cidade de robôs não é fácil

SteamWorld Build encontra um equilíbrio entre simulador de gerenciamento e elementos de estratégia em tempo real (RTS), especialmente nas camadas inferiores, onde inimigos apresentam desafios adicionais. A capacidade de construir torres e estruturas defensivas adiciona uma dimensão estratégica, proporcionando uma experiência envolvente e às vezes emocionante.

A estação de trem é crucial, pois é quando o trem de comércio passa que você pode trocar e comprar itens essenciais. É preciso gerenciar bem todo seu estoque para construção não só de casas e locais de serviço, mas também para não sair da sua missão principal que é fugir do planeta que está em um grande colapso.

Por falar em habitantes é sempre bom cuidar da felicidade deles, um ponto crucial para que sua cidade prospere. A felicidade de cada robô é determinada pela proximidade de edifícios de serviço e recursos disponíveis. O SteamWorld Build destaca-se ao adicionar complexidade à medida que avança, incluindo a promoção de trabalhadores a engenheiros, a exploração de minas subterrâneas.

A gestão de recursos e populações é crucial para o progresso, com desafios como escassez de pessoal e problemas financeiros acrescentando complexidade. As mecânicas de equilíbrio e a facilidade de correção de problemas contribuem para a acessibilidade do jogo.

Caso você seja um novato no gênero, pode começar pelo modo fácil e ter uma jornada tranquila, principalmente para aprender sobre todo o gerenciamento necessário. Após isso eu recomendo uma nova jogada no modo mais difícil para sentir na pele o quão difícil é cuidar de uma cidade cheia de robôs infelizes pode ser.

image-8-1024x576 Review - PS5 | SteamWorld Build

Todo o charme de SteamWorld

O jogo revela um aspecto 3D mais profundo do que o esperado, com quatro níveis distintos que podemos alternar instantaneamente. A mina, em particular, oferece uma experiência única, envolvendo a extração de recursos para melhorar a vida na cidade acima. A descoberta de partes de uma espaçonave adiciona uma motivação cativante à narrativa.

A atenção aos detalhes e a personalidade dos edifícios e habitantes são elogiadas, proporcionando uma experiência visual encantadora. Além disso, a conexão entre a cidade e a mina, onde os recursos são vitais, destaca a interdependência entre os dois ambientes.

Apesar das limitações, é sempre agradável dar zoom para admirar os robôs se movimentando e o detalhamento de cada prédio construído na cidade. Além disso, quando se para e observa toda a vida no SteamWorld Build, você consegue perceber os mais variados tipos de robôs, seja cowboys ou até mesmo mensageiros correndo pelas ruas para realizar entregas.

Apesar dos belos aspectos, o jogo peca em manter o jogador interessado por mais de uma ou duas jogadas, com um fraco fator replay. Se o jogo variassse os objetivos e desafios em cada mapa disponível, a história também mudaria. Além disso, todos os mapas são pequenos; os desenvolvedores poderiam ter sido mais ambiciosos e criado uma estrutura maior para os nossos queridos robôs.

Agradecimento a Thunderful Games pelo envio do jogo para produção do review.

Veredito Final

Prós:

  • Jogabilidade.
  • Detalhes da cidade, minas e habitantes.
  • Boa narrativa

Contras:

  • Fator replay.
  • Limitações criativas, o jogo poderia ser muito mais.
  • Os mapas apresentados são apenas estéticos. 

SteamWorld build: é uma adição encantadora e inovadora à série SteamWorld, oferecendo uma experiência de construção de cidades bem elaborada com elementos de estratégia e exploração. Embora o jogo se destaque pela sua jogabilidade envolvente, atenção aos detalhes e narrativa cativante, o fator replay é limitado e os mapas poderiam ter mais diversidade. No geral, é um simulador acessível e bem projetado, ideal para novos jogadores do gênero, mas que poderia se beneficiar de mais ambição criativa. George Rodrigues

7
von 10
2024-04-26T22:04:00-0300
Avatar de George Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *