Shawn Layden, ex-presidente da PlayStation Studios, falou sobre o impacto de Final Fantasy VII e a parceria com a Square Enix. Segundo Layden, a indústria de jogos enfrenta desafios como o alto custo de desenvolvimento e a falta de inovação criativa. Ele destacou o legado de Final Fantasy VII, que foi crucial para o crescimento da PlayStation.
“Final Fantasy VII foi um divisor de águas para o PlayStation. Quando o jogo foi lançado, mudou a maneira como as pessoas viam os consoles. Ele não apenas estabeleceu um novo padrão para os RPGs, mas também ajudou a PlayStation a se firmar como uma marca capaz de entregar experiências de jogos inovadoras”, disse Layden.
Layden também destacou a importância da Sony Music na chegada de Final Fantasy VII ao PlayStation. O acordo entre a Sony Music e a Square Enix (na época Square Soft) foi crucial para que o jogo fosse lançado no console da Sony. A Sony Music ajudou a facilitar a transição do estúdio para o PlayStation, fornecendo o apoio necessário para a produção do jogo, que acabou sendo um marco na história dos RPGs. “A Sony Music foi fundamental, pois foi através dessa parceria que conseguimos garantir que o Final Fantasy VII fosse um grande sucesso no PlayStation, ajudando a consolidar a nossa plataforma como um líder no mercado de consoles”, explicou Layden.
Ao falar sobre a Square Enix, o ex-executivo ressaltou a importância do estúdio no cenário global dos jogos. “A Square Enix, com Final Fantasy e outros títulos, tem sido um pilar da indústria. Sua capacidade de criar mundos imersivos e histórias profundas continua a ser um modelo para muitos desenvolvedores”, afirmou.
Mudanças na indústria
Além disso, Shawn compartilhou sua visão sobre as mudanças na indústria de jogos. Ele destacou os altos custos de desenvolvimento como um grande obstáculo à inovação. “Cada geração custa duas vezes mais para desenvolver jogos”, afirmou, enfatizando a crescente pressão financeira sobre os estúdios.
Para Layden, esse aumento de custos limita a criatividade, resultando em sequências e jogos de baixo risco, como Grand Theft Auto 7, que são mais seguros financeiramente. Ele também mencionou como a indústria se concentrou em gráficos realistas, muitas vezes sem considerar a verdadeira experiência de jogo. “Não devemos perseguir a fotorealismo; isso é não-traversável”, comentou.
Sobre o futuro dos consoles, Layden acredita que o hardware está alcançando seus limites. “O salto de PS4 para PS5 foi notável, mas estamos no ponto onde só os cães podem ouvir a diferença”, disse. Para ele, a inovação agora deve se concentrar no conteúdo, não no hardware.
Por fim, você pode conferir toda a entrevista no site da Eurogamer.
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