Shawn Layden defende exclusivos como identidade dos consoles

Shawn Layden defende exclusivos como identidade dos consoles

A exclusividade de jogos sempre foi um tema muito debatido e atualmente vem ganhando novos tons devido a Microsoft abdicar da exclusividade de seus jogos. O ex-executivo da PlayStation, Shawn Layden, participou do podcast Pause for Thought, onde comentou a importância de certos jogos permanecerem exclusivos de plataformas especificas, mesmo no cenário atual.

Segundo ele, nem todos os jogos precisam ser exclusivos, mas alguns títulos são fundamentais para que o console tenha identidade:

“Há um enorme valor de marca em ter exclusivos fortes. Se o Mario começar a aparecer no PlayStation, isso é o apocalipse, certo? O mesmo vale para Nathan Drake e Uncharted. Eles fazem a plataforma ‘cantar’”.

A fala chama atenção pelo fato de Uncharted 4: A Thief’s End e Uncharted: The Lost Legacy já estarem disponíveis no PC. Isso reflete a estratégia mais flexível da Sony que passou a levar vários de seus jogos single-player para o PC, enquanto Jogos como Serviço são lançados em todas às plataformas.

Layden também ressaltou que jogos online precisam de uma grande base de jogadores para se manter vivo, como Helldivers 2. Ainda assim, ele defende que exclusivos são a chave para extrair o máximo de cada console.

“Quando você desenvolve para várias plataformas, acaba programando para o menor denominador comum. Mas com exclusivos, dá para levar cada aspecto do console ao limite”.

Por fim, não perca nenhuma novidade, participe de nossa comunidade no Whatsapp.

Avatar de George Oliveira