A Sony anunciou hoje em um comunicado de imprensa que aumentou sua participação na Kadokawa, consolidando-se como a maior acionista da empresa com cerca de 10% de participação. Apesar de rumores anteriores sobre uma possível aquisição, o acordo não constitui uma compra, e a Kadokawa continuará operando como uma entidade independente.
Em um comunicado oficial, a Sony anunciou diversos planos de colaboração. A empresa planeja adaptar propriedades intelectuais (IPs) da Kadokawa em filmes e séries live-action. Também pretende coproduzir animes e ampliar a distribuição global de animes por meio do grupo Sony. Além disso, haverá a expansão de publicações de jogos e o desenvolvimento de recursos humanos para produção virtual.
A Kadokawa, empresa-mãe da FromSoftware, desenvolvedora de Elden Ring, vê no acordo uma chance de expandir globalmente o alcance de suas IPs. “Estamos muito satisfeitos com esta aliança estratégica, que fortalecerá nossa capacidade de criação e expandirá nossas opções de mídia com o suporte global da Sony”, afirmou Takeshi Natsuno, CEO da Kadokawa.
Com essa grande aquisição, agora é possível que a Sony seja a empresa responsável por publicar todos os futuros jogos da FromSoftware. Anteriormente a empresa teve jogos publicados por Bandai Namco e Activision.
Além disso, Hiroki Totoki, presidente da Sony, destacou a sinergia entre as empresas: “Unir o vasto ecossistema de criação de IPs da Kadokawa com a experiência global da Sony em entretenimento será fundamental para alcançar a visão criativa de ambas as empresas”.