A indústria de videogames está parada desde que o SAG-AFTRA convocou greve contra grandes estúdios em 25 de julho após um ano de negociações. Jennifer Hale, conhecida por seus trabalhos em “Avatar: A Lenda de Aang”, “Star Wars: The Clone Wars” e “X-Men ’97”, destaca que a inteligência artificial é um dos principais pontos de conflito nas discussões sindicais.

“IA é apenas uma ferramenta, como um martelo. Você pode construir uma casa ou destruir alguém com ele”, diz Hale. Para a dubladora, a questão vai além de um simples debate sobre tecnologia, tratando-se de proteger os profissionais contra o uso indevido de suas vozes e imagens. Hale menciona a “NO FAKES Act”, proposta para proteger a voz e imagem dos artistas contra o uso indevido de IA generativa.

Além disso, Hale aborda a disparidade nos ganhos da indústria, relembrando seu trabalho no jogo “Metal Gear”, onde dublou Naomi Hunter por apenas US$ 1.200, enquanto o jogo arrecadou cerca de US$ 176 milhões. Ela questiona: “Há muito dinheiro sendo gerado. Para onde está indo?”. Na estrutura atual, os lucros se concentram nas mãos do 1%. Assim, Hale conclui que, se o dinheiro é tão mal distribuído a ponto de os criadores não conseguirem se sustentar, há algo profundamente errado.

[Fonte: Variety]

Tagged in :

Avatar de George Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *