A Square Enix, responsável por franquias grandiosas como Kingdom Hearts, Final Fantasy e Dragon Quest, tem planos ambiciosos para o futuro e já começou a se reestruturar na Europa e Estados Unidos. A empresa pretende incorporar inteligência artificial generativa em grande parte do seu processo de controle de qualidade até 2027.
A iniciativa ocorre em parceria com o Laboratório Matsuo-Iwasawa da Universidade de Tóquio e tem como meta, até o final de 2027, fazer com que a IA realize cerca de 70% das tarefas de testes e correção de erros, reduzindo assim o tempo de produção dos jogos. E, claro, isso deve ser mencionado: a medida também deve gerar uma nova onda de demissões. Além disso, a empresa visa estabelecer uma vantagem competitiva no mercado global de games. Essa iniciativa se alinha à estratégia de “reboot” lançada em maio de 2025, na qual a publisher japonesa se comprometeu a priorizar qualidade em vez de quantidade na produção de seus títulos.
Paralelamente, a Square Enix já começou a se reestruturar em divisões dos Estados Unidos e Europa, resultando em demissões em massa. O IGN apurou que a empresa informou cerca de 137 funcionários do Reino Unido sobre o corte. Contudo, a empresa ressaltou que o número de cortes pode ser menor do que o esperado devido aos processos legais trabalhistas.
Em comunicado oficial, a Square Enix afirmou que a medida visa “fortalecer a estrutura de desenvolvimento e impulsionar uma estratégia de marketing globalmente integrada”. A companhia expressou gratidão aos funcionários afetados e garantiu apoio durante o processo de transição. As demissões também refletem o movimento da empresa de centralizar suas operações de desenvolvimento no Japão, fechando estúdios no exterior.
Por fim, não perca nenhuma novidade, participe de nossa comunidade no Whatsapp.






