Sou um grande fã do estilo roguelike e fiquei surpreso quando vi REDACTED. O jogo que se passa no mesmo universo de The Callisto Protocol, entrega uma experiência totalmente diferente do padrão apresentado no jogo principal. Com uma dinâmica indie e um visual cel-shading, sua jogabilidade pega grandes referencias de Hades e outros roguelikes e as utiliza de uma boa forma.
Será que fugir do modelo de The Callisto Protocol foi um grande acerto? Prepare-se para pegar sua cápsula de fuga e vamos descobrir agora nesse review.
Seja o primeiro a fugir!
REDACTED se passa em Callisto, uma lua de Júpiter, no ano de 2300, onde a prisão Black Iron abriga os criminosos mais perigosos do universo. Após um vírus sofrer uma mutação, ele infecta grande parte dos prisioneiros e guardas transformando-os em monstros e aberrações, levando a prisão ao colapso, deixando poucos sobreviventes.
Nosso protagonista é um dos últimos sobreviventes e seu objetivos é escapar da prisão antes que seja tarde demais. Durante nossa jornada, iremos enfrentar hordas de inimigos e chefes, enquanto tentamos chegar a cápsula de fuga antes de nossos “rivais”. Esses rivais são prisioneiros e membros que trabalhavam na prisão, e buscam serem o primeiro chegar à cápsula. É cada um por si, então não existem amigos ou em quem confiar, visto, que existe apenas uma única cápsula.
Além dos rivais e inimigos comuns, temos um personagem misterioso que nos guia através de mensagens transmitidas pelas telas das prisão. Esse supervisor misterioso, utiliza diversos diálogos para não só incentivar nosso personagem a fugir, mas também provoca e dá pistas sobre o que realmente aconteceu na prisão.
O jogo como um bom roguelike conta com um final verdadeiro que troca nosso personagem principal e nos dá uma única chance de terminar. A Watcher Run é uma run de vida única, com uma arma totalmente diferente e um personagem misterioso, sendo o maior desafio do jogo. Para acessá-la, o jogador precisa derrotar todos os rivais e ler todos os arquivos, que podem ser desbloqueados ao longo de cada run.
A trama é simples, mas funciona bem como um plano de fundo para a jogabilidade, que é o ponto principal de um roguelike.
Não tenha dó de seus rivais
A jogabilidade de REDACTED centra-se em um formato de roguelike isométrico, onde enfrentamos diversos inimigos em uma sala com armadilhas. Após limpar a sala, recebemos nossa recompensa. Por se tratar de um roguelike, a cada nova derrota, você consegue comprar novos upgrades, armas ou armaduras para seu personagem, tornando a próxima um pouco mais fácil e avançando ainda mais. Esse sistema de recompensa faz com que o jogador seja estrategico ao escolher seus caminhos, visto que ele pode estar montando uma build para os desafios da run atual, ou talvez buscando dinheiro para adquirir mais upgrades.
Apesar de ser um roguelike com quatro biomas diferentes, o foco principal não está nos chefes de cada bioma ou até mesmo no chefe final, o ponto principal são nossos rivais. Eles são as maiores ameaças ao jogador, colocando armadilhas e se utilizando de efeitos do ambiente para nos matar ou atrasar. Cada rival possui habilidades únicas e armas ainda mais poderosas, tornando o confronto com cada um deles único e desafiador. Em muitos momentos nossas runs iniciais terminam por conta de rivais que encontramos pelo caminho.
Assim como nossos rivais, temos cartas na manga. Podemos usar bombas e outros apetrechos para atrasá-los ou matá-los. Certos upgrades aumentam a vulnerabilidade do rival. Isso é ideal antes de enfrentá-lo. Também é possível usar bombas para reduzir sua vida e pará-lo por um tempo.
Os chefes têm habilidades e designs únicos. Os primeiros combates são desafiadores, forçando o jogador a repeti-los até aprender os padrões de ataque.
Organize seu arsenal
REDACTED se destaca pelo vasto leque de armas, armaduras e habilidades que podem ser adquiridas. Inicialmente começamos apenas com uma pistola e um uniforme padrão, porém, conforme avançamos nas runs adquirimos diversos trajes que possuem habilidades passivas, como por exemplo, reviver após a morte. Quanto as armas, elas variam e muito, temos rifles de plasma, lança granadas e rifles de assalto para ataques a longa distancia, sendo nossas principais armas para o combate. Mas o jogo também se utiliza de combate corpo a corpo, então temos bastões de choques e até mesmo garrafas quebradas como armas brancas.
A maior parte da personalização ocorre através dos upgrades, que melhorando armas, armaduras e habilidades. O jogador pode personalizar seu personagem com diversas habilidades passivas que são adquiridas ao longo de cada run. É possível aumentar o drop de itens, dar mais dano nos momentos iniciais de cada sala, aumentar sua vida base e diversos outros. Esses upgrades são fundamentais para que você possa chegar ao final do jogo, principalmente se buscar o final verdadeiro.
Extravagante
REDACTED adota uma estética cel-shading, indo para um ponto totalmente diferente do realismo de The Callisto Protocol, trazendo uma direção de arte mais estilizada e colorida. Apesar de ser uma prisão em colapso, o jogo utiliza cores vibrantes que se une aos ambientes e inimigos, dando uma sensação única. Todas as luzes, os efeitos de partículas e os inimigos são desenhados de forma que o jogador se lembre deles, principalmente seus rivais, com tons exagerados e um estilo “punk” que destoa do cenário da prisão.
Cada inimigos é desenhado de forma única, que apesar da pouca variação entre eles, cada cenário é único em seus inimigos. Durante a jornada somos apresentados a diversos monstros grotescos ou até mesmo grandes robos. Os chefes então são um destaque a parte, todos são exagerados em suas cores e habilidades, dando um show de animação.
O jogo possui uma boa trilha sonora que se mistura ao combate e torna a jornada ainda mais caótica. Com riffs de guitarra e batidas, somos acompanhados por cada sala, além de um grande som agudo ser tocado quando somos atingidos, como se o guitarrista errasse a nota.
Não deixa a desejar
REDACTED não é perfeito, mas é um bom exemplo de como um roguelike deve ser feito. Porém, alguns problemas podem atrapalhar a primeira interação de jogadores. O jogo não conta com um tutorial bem explicativo, ele coloca o jogador lá e na barra lateral da tela temos nossos comando e é isso. Então cabe ao jogador descobrir como jogar, como realizar os upgrades e como cada coisa funciona.
O jogo também conta uma progressão muito lenta, principalmente no inicio. As primeiras horas são repetitivas, pois, não somos fortes o suficiente para derrotar os rivais ou chegar na capsula primeiro, tornando a jornada meio frustrante no inicio. Além disso, o sistema de moedas e upgrades não é bem explicado e é muito injusto. Os drops vêm em quantidades muito pequenas, enquanto os upgrades são absurdamente caros.
Além disso, o tom “punk” do jogo, embora divertido em alguns momentos, às vezes se torna exagerado e forçado, com diálogos que soam artificiais e clichês.
Agradecimento a Krafton que nos enviou o jogo para a produção do review!
Veredito Final
- Jogabilidade divertida e envolvente
- Rivais são um grande destaque e desafio
- Estilo de arte cel-shading
- Personalização vasta
- Trilha sonora que se une ao combate
- Progressão lenta e cansativa no inicio
- Falta de tutoriais bem explicativos
- Tom exagerado se torna cansativo
- Não possui um equilíbrio entre desafios e recompensas
REDACTED
Veredito
REDACTED é um roguelike cativante com uma jogabilidade envolvente, focada na competição contra rivais e na construção estratégica de builds. A estética cel-shading estilizada e a trilha sonora energética criam uma atmosfera única, destacando-se entre outros jogos do gênero. Porém, a falta de um tutorial claro e a progressão lenta no início podem frustrar alguns jogadores. Além disso, o tom exagerado e os diálogos clichês podem ser irritantes para alguns. Apesar disso, oferece um desafio satisfatório para quem gosta de roguelikes exigentes.
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